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Em encontro na UPB, prefeitos cobram da Coelba melhoria dos serviços para que possam desenvolver municípios

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Em encontro na UPB, prefeitos cobram da Coelba melhoria dos serviços para que possam desenvolver municípios

Com o objetivo de agilizar o atendimento e encontrar soluções para as demandas relacionadas ao fornecimento de energia elétrica nos municípios baianos, a União dos Municípios da Bahia (UPB) realizou, nesta terça-feira (19), em parceria com a Neoenergia Coelba, o Encontro de Contas das Demandas Municipais.

O evento, sediado no auditório da entidade em Salvador, reuniu prefeitos, secretários, técnicos de mais de 300 cidades, além de representantes do Ministério Público e da concessionária, que também disponibilizou equipes para atendimentos individualizados às prefeituras.

A iniciativa integra um acordo entre a Diretoria da UPB e a Neoenergia Coelba para buscar soluções para as questões levantadas pelos municípios. Durante o encontro, os gestores apresentaram à Coelba demandas relacionadas à expansão de rede, aumento de carga, manutenção da rede elétrica, quedas e oscilações de energia, problemas que impactam diretamente no desenvolvimento de setores produtivos do comércio, indústria, agronegócio e agricultura familiar.

UPB-1 Em encontro na UPB, prefeitos cobram da Coelba melhoria dos serviços para que possam desenvolver municípios

O presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, destacou a importância da união dos gestores na busca por melhorias. “Vamos fazer acontecer para a Bahia ter uma concessionária que atenda a todo o interior com qualidade e atendimento resolutivo. Temos que estar unidos para alcançar o objetivo que é melhorar a qualidade da energia. Tem regiões que não se desenvolvem porque a energia além de não chegar com qualidade é monofásica”, disse. Wilson ainda destacou a criação da Diretoria de Serviços na UPB para acompanhar demandas relacionadas não só à Coelba, mas também à Embasa e à Conder, trazendo uma nova estrutura jurídica à UPB “para dar paz e tranquilidade a todos nossos prefeitos e prefeitas”.

Representando o presidente da Coelba, Thiago Guth, a superintendente de Relações Institucionais da Neoenergia Coelba, Maria Helena Monteiro, reafirmou o compromisso da concessionária com os municípios. “Mais do que reforçar o investimento na Bahia, estamos reforçando nosso compromisso de atender, resolver e de voltar aqui para ter o reconhecimento. Vamos ouvir todas as demandas e críticas porque o nosso papel é atender bem. Somos uma empresa privada, prestamos um serviço público e precisamos oferecer, qualidade, segurança e confiabilidade”.

A importância da qualidade no serviço prestado foi ressaltada pela promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Defesa do Consumidor do MPBA (CEACON), Thelma Leal. “Além da energia elétrica ser um serviço público essencial é uma relação de consumo. O consumidor paga um preço por aquele serviço e ele precisa ter a correspondência em qualidade. E tem toda uma legislação que protege essa relação, desde a Constituição até o Código de Defesa do Consumidor”. A promotora ainda completou: “já não existem barreiras entre a gestão municipal e o Ministério Público, porque os nossos interesses são os mesmos do bom gestor que é o bem estar da população”.

A diretora de Serviços da UPB e prefeita de Mucugê, Ana Medrado, chamou atenção para a necessidade de compromisso da Coelba com os municípios. “Queremos uma parceria que realmente vá atender as demandas de todos os municípios. Sabemos que têm muitas queixas e demandas reprimidas da Coelba. Precisamos de troca de transformadores, manutenção de rede, investimento em extensão e resolver de uma vez por todas a questão de queda de energia”, listou. A gestora encerrou otimista. “Tenho certeza que com essa parceria vamos resolver os problemas. Nós não queremos a Coelba destruidora de sonhos, queremos a Coelba como realizadora de sonhos produtivos, ajudando o nosso povo a melhorar sua qualidade de vida”.

No período da tarde, técnicos da concessionária realizaram atendimentos individualizados para receber e encaminhar demandas específicas de cada prefeitura, criando um canal direto de diálogo e agilizando soluções para problemas como quedas constantes, oscilações de energia, mudanças de fase e novas ligações — inclusive para obras de equipamentos públicos que precisam ser inaugurados. O atendimento segue nesta quarta e quinta-feira (20 e 21).

O presidente Wilson Cardoso demonstrou otimismo dizendo que “essa parceria agora será resolutiva porque a Bahia precisa avançar”.

Ascom UPB

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